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FLY.PT

Designação do projeto: FLY.PT - Mobilizar a indústria aeronáutica nacional para a disrupção no transporte aéreo urbano do futuro.                                                                                    Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Portugal 2020

Número do projeto: POCI-01-0247-FEDER-046079                                                                                                        Objetivo principal:  Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Norte, Centro, Lisboa e Alentejo                                                Entidade promotora: Tekever UAS

Entidades Co-promotoras: Co-promotoras: TEKEVER UAS, S.A., CEIIA - CENTRO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO (ASSOCIAÇÃO), INEGI - INSTITUTO DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA E ENGENHARIA INDUSTRIAL, PIEP ASSOCIAÇÃO - PÓLO DE INOVAÇÃO EM ENGENHARIA DE POLIMEROS, OPTIMAL STRUCTURAL SOLUTIONS, LDA, SETSA - SOCIEDADE DE ENGENHARIA E TRANSFORMAÇÃO S.A., ISQ - INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE, CODI - COMÉRCIO DESIGN INDUSTRIAL LDA, CONTROLAR - ELECTRÓNICA INDUSTRIAL E SISTEMAS, S.A, INESC TEC - INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA, UNIVERSIDADE DE ÉVORA, INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA | ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO, INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO, FHP - FREZITE HIGH PERFORMANCE, LDA, EMPORDEF - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, S.A., ALMADESIGN - CONCEITO E DESENVOLVIMENTO DE DESIGN, LDA., AEDCP - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA O CLUSTER DAS INDUSTRIAS AERONÁUTICA, DO ESPAÇO E DA DEFESA.                                                                                 Data de início: 01/07/2020

Data de conclusão: 30/06/2023                                                               Investimento total elegível (projeto): 7.724.188,58 €

Apoio financeiro total da União Europeia (projeto): 5.409.409,38 €                                                             Investimento total elegível (SETsa): 533.654, 68 €

                                    Apoio financeiro total da União Europeia (SETsa): 345.346,79 €

                                                                                   


SÍNTESE DO PROJETO:


O projeto FLY.PT irá desenvolver o protótipo de um sistema de transporte aéreo pessoal, à escala, constituído por um veículo autónomo aéreo (drone), permitindo a mobilidade aérea, e constituído também por um veículo autónomo automóvel, permitindo a mobilidade terrestre. Será também constituído com uma cabine acoplável a cada um dos dois veículos, criando um sistema intermodal.

 

O FLY.PT criará a base tecnológica e de conhecimento necessária para abordar a revolução no transporte aéreo, incluindo tecnologias relacionadas com a eletrificação das aeronaves e sistemas autónomos.

 

OBJETIVOS DO PROJETO:

 

• Desenvolver conceitos de operação de aeronaves neste subsector, bem como dos conceitos geométricos homogeneizando o conhecimento do consórcio e fundamentando o demonstrador a desenvolver com resultados concretos.

• Desenvolver, à escala 1:1, um veículo inovador constituído por uma componente aérea elétrica de asa rotativa operada remotamente, um veículo elétrico automóvel autónomo, e uma cabine de passageiros para transporte de até 4 pessoas e sua carga, com uma autonomia de 30 min.

• Produzir, integrar e testar um protótipo à escala 1:4 de um veículo derivado dos desenvolvimentos à escala 1:1.

• Desenvolver, produzir e testar uma cabine que seja representativa do uso e que permita a demonstração em mockup estético, à escala 1:1 da aeronave.

• Desenvolver a engenharia, criar protótipo e integrar uma estrutura de uma cabine, em materiais compósitos, recorrendo a tecnologias de otimização híbrida (humano/inteligência artificial) demonstrando novos meios de projeto otimizado.

• Desenvolver a engenharia, criar protótipo e testar o interior da cabine, incluindo o sistema de suporte de instrumentação, bancos, superfícies em contacto com os ocupantes, demonstrando competências do consórcio nos diferentes domínios aplicáveis a este subsector.

• Desenvolver a engenharia, criar protótipo e testar o sistema de acoplamento entre a cabine e o módulo de voo, à escala 1:1, incluindo o projeto e produção de meios físicos de teste à escala real bem como a realização e análise dos testes.

• Integrar o desenho técnico (CAD) do veículo, cujo desenvolvimento é distribuído por diferentes equipas e PPSs, bem como os modelos de análise de engenharia estrutural (FEM), permitindo uma futura produção dos elementos e o acompanhamento da condição estrutural em funcionamento e teste.

• Divulgar os avanços científicos e técnicos alcançados em várias conferências/congressos e feiras relevantes a nível internacional, e em diversas revistas científicas/técnicas.

RESULTADOS / IMPACTO:

 

• Validação do projeto de um veículo inovador constituído por uma componente aérea elétrica de asa rotativa operada remotamente, um veículo elétrico automóvel autónomo, e uma cabine de passageiros para transporte de até 4 pessoas e sua carga, com uma autonomia de 30 min.

• Protótipo funcional do veículo à escala 1:4.

• Mockup estético do interior da cabine da aeronave à escala 1:1.